terça-feira, 19 de julho de 2011

Luminárias

Luminária




Há idéias que não dá mesmo para deixar passar, hoje visitando o blog da Ana Claudia Cavalcanti me deparei com essa idéia maravilhosa, apaixonei na hora! Muito criativo, ela encontrou o passo a passo no blog design sponge.

renovando a sua cortina

Dicas para renovar a cortina

Essas dicas estão no blog Cores da Casa, que tem lindas e ótimas dicas de decoração. Para a cortina acima, com flores artificiais e cola quente. Cole-as na posição em que desejar.
Pregue botões coloridos de diferentes formas e tamanhos.

Costure passamanarias, sianinhas, botões e miçangas.
Faça composições com fitas de cetim de diferentes larguras e cole-as sobre o tecido com cola pano.
Com tinta para tecido ou caneta acrilpen, faça os desenhos.

Quer renovar as cortinas sem gastar e sem costuras? Para fazer este modelo, você vai precisar de:
  • Tecido de algodão;
  • Fita de veludo com 10mm nas cores desejadas;
  • Cola pano.
Corte os dois painéis de acordo com as medidas da sua janela e o tamanho desejado para a cortina (considere duas vezes ou três vezes a medida para criar o franzido), deixando para as bordas laterais e superiores 10 cm de barra. Para a barra inferior, você pode deixar 20 cm, no caso de encolher após a lavagem.
Para fazer as alças superiores, calcule quantas alças serão necessárias para a sua cortina, considerando que a distância entre elas deve ser de 10 cm, para melhor sustentação.
Cole as 2 partes de cada do lado avesso da cortina.
Na barra e na parte superior, corte as fitas de acordo com a medida e fixe-as do lado direito da cortina, na horizonta, com a cola para pano.
Aguarde 72 horas e pode pendurar.

Bandô de Madeira - Faça você mesmo




Vocês estão sentindo que a janela ainda falta algum toque para ficar realmente do jeito que você quer? Olhem só que idéia bacana para você fazer, um bandô de madeira dando destaque e até chamando atenção para a janela.

Esse passo a passo eu vi no blog da Natasha o Samster Mommy.

 Você vai precisar de:

Madeira, compensado de madeira: 3 peças que atendam as medidas de sua janela, você vai precisar de um pedaço grande para a frente e depois dois pequenos pedaços que são a mesma largura em relação a peça anterior, mas apenas 7-10 cm de comprimento . Eles basicamente precisam ser o suficiente para fazer o bandô ficar longe o suficiente da parede para a cortina caber embaixo. Estes são do seguinte tamanho 2,00 x 0,20 m e 0,08 x 0,20 m
- Tecido e manta acrílica: as mesmas medidas acima mais alguns centímetros para envolvê-la
2 suportes de canto
2 suportes L
- Furadeira, grampeador de madeira




Para unir os pedaços menores a maior utilize os dois suportes de canto.



Para colocar o tecido e a manta acrílica, utilize um grampeador de madeira e comece do centro e vá esticando o tecido e grampeando. 



Agora se você tem dificuldades nessa parte, peça ao marido para colocar na parede, rsrs.




Transformação de uma simples mochila


Oi pessoal! Uma simples mochila pode se transformar. Essa aí de cima foi a inspiração da Jéssica, que foi convidada pela Kari do blog U create a ensinar o passo a passo. Ela transformou duas mochilas de criança dessas baratinhas que se compra em 1,99, mas dá também para se usar a mesma técnica para renovar aquela velha bolsa encostada, o que acham? Então, vamos a técnica.


Primeiro para essa mochila rosa ela utilizou:

- uma mochila,
- cola quente,
- pétalas



Nesse caso, ela já comprou pétalas prontas. Eu não sei se existe isso aqui no Brasil, mas se não tiver meninas, mãos à obras é só cortar de um tecido bem legal, dependendo do tecido, se for sintético, aconselho passar a borda na vela para não ficar desfiando.


Primeiro coloque algum papel dentro da mochila, isso vai ajudar na hora de colar.


Agora é só colar e ter o resultado final! Ah! Reparem nela pronta, há um laço rosa dando um toque a mais, linda né!

Agora para a amarela ela cortou o tecido para colar, lembrem-se da dica que dei ali em cima de queimar as bordas na vela para não desfiar.


Agora o processo é o mesmo, é só colar.


Eu imaginei essa técnica numa bolsa de festa de cetim e fazendo as pétalas no mesmo tecido e cor.

Pompom de tecido

Essas fotos de como fazer um pompom de tecido, eu vi no MollyChicken.





tapete de pompom

Tapete de pompom

Eu fiquei encantada quando vi essa foto, esse tapete lindo foi feito pela Juliana e ela colocou essa imagem e deu dicas de como fazer na comunidade do orkut decoração com pouca liquidez.

Modo como ela fez:

"Para prender um no outro eu usei uma talagarça grossa (ou dupla, não lembro o nome).
Usei o próprio fio que amarra o pompom para prender na talagarça dando nós bem apertados.
Depois, cortei as sobras desse fio e passei cola branca por cima, pra evitar que o nó se desfaça, e ainda apliquei um quadradinho fita antiderrapante em cima de cada nó. Essa fita parece uma lixa, e foi comprada errada, pois não serve pra tapete, mas como ela ajudou a fixar os nós, eu usei mesmo assim. Você pode substituí-la por qualquer outra que fixe bem e usar antiderrapante próprio para tapetes...rs
A talagarça que eu comprei é vendida por metro. A largura dela é de 1,40. Eu comprei 1 metro, prendi todos os pompons no formato que eu queria (redondo) e só depois cortei as sobras da talagarça.
Pra esse tapete da foto eu usei quase 200 pompons grandes!"



A pedidos, tentamos fazer o PAP do tapete amarradinho , se ficarem em dúvidas, deixem um recadinho que explicamos melhor.
 Primeiro, precisamos de retalhos de malha (é melhor porque não desfia), sempre conseguimos em malharias... recortar tiras mais ou menos nas mesmas medidas
 A talagarça é a tela mais indicada, também pode-se usar estopa, porém dificulta um pouco pelo espaçamento que é menor.
Recortar o pedaço no tamanho do tapete desejado e costurar as laterais para não desfiar, sempre costuramos um retalho ao redor, o acabamento fica melhor.

 Depois, se quiser um desenho específico, risque no verso e vá trabalhando nas cores desejadas

 Utilizamos uma agulha de crochê para introduzir as tirinhas na talagarça, sempre pelo avesso, colocando uma pontinha e depois a outra .
 Depois, é só virar e dar um nó simples.
Após preencher toda a talagarça com os retalhos,
se necessário, dar uma aparadinha para acertar as irregularidades.
 Aproveitamos a postagem de hoje para agradecer os mimos recebidos:
Este quem enviou foi a Ana Paula

Tapete amarradinho – Passo-a-passo


 Para quem estiver interessado em fazer também deixo o passo-a-passo, é muito simples de fazer.
Cortei malha em tiras de +/-  10cm*2,5cm. Dobro a meio, passo pelo quadradinho, passo pelo meio da tira e puxo.
E agora o resultado final

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PATCHWORK NA PAREDE

PATCHWORK NA PAREDE

marcadores http://www.decoeuracao.com/2011/04/patchwork-na-parede.html

PASSO-A-PASSO PAPEL MACHÉ




A minha paixão por esta técnica milenar foi tanta, que estou até hoje brincando como se ainda estivesse nas aulas de arte da escola. Sempre tive paixão pelos utensílios de cozinha, principalmente pelas xícaras. Adoro poder trabalhar nelas, pintando carinhas e lhes dando vida. São peças nas quais trabalho muito com o lúdico e sempre com o reaproveitamento de materiais. Ah, e errando aqui, acertando ali, aprendi que não devemos ter pressa, jamais.

MATERIAL NECESSÁRIO:

- Potes de iogurte, requeijão, copos ou tacas descartáveis de acrílico (daquelas transparentes usadas em coquetéis)
- Massa de Papel Maché (receita aqui)
- Espátula ou faquinha de patê
- Espátula de empurrar cutícula
- Cola branca diluída em água
- Arame Bitola 18
- Papel alumínio de cozinha
- Papel seda Branco rasgado em tiras finas (cerca de 1 cm de largura)
- Lixa para ferro n° 100
- Pinceis variados
- Tintas acrílicas ou PVA `
- Verniz spray fosco ou brilhante

MODO DE FAZER:
1- Cubra a parte de fora do pote com papel maché, utilizando sempre uma espátula ou faquinha sem serra. Nunca esqueça de sempre passar a espátula na cola diluída em água, para que deslize melhor sobre a massa.

2- Trabalhe com calma e paciência na borda, pois ela é um pouco mais complexa. Com a ajuda da espátula tire o excesso de massa da borda e volte a alisar. Deixe no sol secando por cerca de 3 dias.

3- A borda deve ficar bem rente ao pote molde. Trabalhe assim em todo o resto.

4- Lixe muito bem com lixa para ferro n° 100.

5- Existem diversas maneiras de fazer uma alça de xícara, bule, etc. Na foto, você pode ver algumas. A primeira da foto é uma alça feita apenas de arame. Para dar major volume, você pode amassar papel alumínio de cozinha em volta do arame e fazer 3 camadas de papietagem com papel de seda (enrolar as tirinhas de papel de seda com cola). Ainda pode passar um arame no interior de um caninho (esse chama-se espaguete e encontra-se em lojas de artigos para costura), dar a forma desejada e aí então fazer 3 camadas de papietagem de papel seda. Nunca se esqueça de deixar uma sobra de arame (cerca de 1 cm em cada lado) que será introduzido na xícara para que a junção entre alça e xícara fique mais forte.

6- Nesse caso, escolhi o espaguete com arame dentro. Faca então 3 camadas de papietagem com papel de seda, cobrindo toda a alça. Deixe secar por algumas horas ao sol.

7 e 8- Com um lápis, marque na xícara onde serão presas as sobras de arame da alça. Com o estilete, corte as marcas feitas levando em conta a espessura do arame.

9- Passe um pouco de cola instantânea em gel nos cortes feitos e imediatamente introduza as duas sobras de arame. Mantenha pressionado até que fique firme.

10- Agora faca o arremate com um pouco de papier maché. Aqui, e melhor você utilizar uma espátula de cutícula sempre molhada em cola diluída em água.

11- Esconda todo o arame. Espere secar um dia ao sol.

12- Depois de tudo seco, você pode definir com um lápis onde ficará cada cor, antes de pintar.


Agora é só pintar! Utilize pinceis redondos, macios e para os contornos e detalhes, utilize pincel fino n°00 ou 000. Dentro, para esconder o plástico do pote utilizado como molde, você pode fazer apenas uma camada de papel de seda branco, esperar secar e pintar. Pode também fazer uma colagem com papel de seda estampado ou guardanapo utilizado em Decoupage. Por fim, passe uma ou duas camadas de verniz spray para proteger a pintura, e pronto! Enfeite sua Casa, faca uma coleção, dê de presente...

Dica:
Nesse caso, não tiramos o pote de iogurte de dentro do trabalho, mas caso você use um molde que queira reutilizar, cubra-o com plástico filme de cozinha, prenda com fita crepe e só ai comece a trabalhar com o papel maché sobre ele. Quando estiver totalmente seco, com a ajuda de uma faquinha sem ponta, vá separando o trabalho do molde e depois puxe. O trabalho sairá e você poderá usar seu molde outra vez. Caso o trabalho não desenforme com facilidade, você pode cortar o papel maché com um estilete em apenas um dos lados do trabalho, de cima a baixo, e aí abri-lo. Retire o molde, una as extremidades cortadas com cola instantânea, e então arremate com papel maché.

RECEITA DE PAPEL MACHÉ

RECEITA DE PAPEL MACHÉ

Ó a surpresa: a Carol W, essa semana, vai nos ensinar a fazer uma peça de papel maché. Tô dando a receita da massa hoje, pra dar tempo de preparar o material. Amanhã, não percam o passo-a-passo.

A receita da Carol* é diferente desta, mais fácil, não vai liquidificador, por exemplo. Mas pedi "consultoria" e ela disse que essa funciona.

Material:
# 2 rolos de papel higiênico
# Água
# Bacia ou balde
# Peneira ou escorredor
# Liquidificador
# 1/2kg de cola branca

O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca até ficar uma massa homogênea. Guardar a massa em saco plástico.


marcadores ,

HOJE, AMANHÃ


E porque essa é uma época de renovação, tá aqui um lustre* que foi um dia outra coisa.

*

LINDA LUMINARIA DE TALHERES

TALHERES? 

LUSTRE DE MADREPÉROLA


Oi Tatiane

Sou muito fã do seu bom gosto. Resolvi te escrever para tirar uma dúvida: você sabe onde comprar um lustre como este da foto? Já o vi em alguns sites na net e uma vez vi em um apartamento. Acho ele uma riqueza, faz um barulho delicioso quando recebe vento. Se você souber, pode por gentileza me dizer?


E parabéns pelo seu site maravilhoso! Muita luz para você e sua familia. Bju,
Melissa Dias


. Também amo esse lustre de madrepérola, mas na verdade ele costuma ser encontrado como móbile em lojas de artigos orientais. Entretanto vi uma vez na revista Casa e Jardim (acima), que a designer de interiores Maristela Gorayeb fez os dela, com contas de madrepérola e base de madeira.

Já vi também esse lustre feito em papel (acima) com o passo-a-passo explicadinho no Design Sponge. Ajudei? Beijo.

UPDATE: "Olá, Tatiane! Não consegui postar direto no seu blog...não sei o que deu errado! Após ler o seu blog, estava procurando um presente na loja virtual Imaginarium e vi um lustre bem parecido. Custa R$299,00. Abraços, Cristiane Costa."
MARCADORES Design Sponge
MOLDE DOS PASSARINHOS

LINDA TIARA DE TECIDO


Lista de Materiais

* Botões We Care About em forma de flor e redondo stampado
* Gabarito de flor We Care About
* Feltro liso e estampado
* Linhas de bordar nas cores dos tecidos
* Tesoura, linha, agulha e lápis
* Tiara
* Cola quente



Vejo flores em você!






Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!Vejo flores em você!

Luminária de Linha

Luminária de Linha